Estratégias do Pix no Varejo: webinar apresenta as inovações da mais nova forma de transações financeiras no Brasil

Estratégias do Pix no Varejo: webinar apresenta as inovações da mais nova forma de transações financeiras no Brasil

4 de novembro de 2020 Off Por Fiserv

Na última quarta-feira (29), aconteceu o webinar Experts Talks – Estratégias do Pix no Varejo, em queforam discutidos os desafios, as oportunidades e as estratégias para a implantação do Pix no Brasil, principalmente no setor varejista (P2M).

O evento, organizado pela Software Express, contou com a participação de importantes nomes do mercado financeiro: Henrique Aquino, superintendente comercial Digital Cash do Itaú BBA, Filipe Damian Preve, executivo da área de Cash do Banco do Brasil, Luiz Fernando Feitosa, gerente nacional de Estratégia de Cartões da CEF, Rodrigo Furiato, diretor de Wallets do Mercado Pago, e Carlos Malafaia, diretor de Tecnologia do Banrisul/Vero. A mediação foi feita pelo diretor de Produtos LATAM Software Express, Alexandro Moreira.

O cadastro das chaves Pix já está acontecendo no Brasil desde o dia 5 de outubro, e sua estreia oficial para uso vai ocorrer no dia 16 de novembro.

Durante o debate, todos os participantes ressaltaram que este é um novo momento para a economia brasileira, que visa agora ao digital, ressaltando as facilidades que a forma de pagamento proporciona a clientes no geral. “Tenho certeza de que todos nós que estamos aqui conectados entendemos estar diante de um momento de evolução real, com impactos nos negócios, no comportamento dos consumidores e mesmo na maneira como as pessoas entendem a relação com o dinheiro”, comentou Alexandro Moreira.

Apresentações sobre as estratégias de cada empresa convidada foram abertas aos espectadores do web evento. Henrique Aquino, superintendente comercial Digital Cash do Itaú BBA, falou sobre a importância do Pix para a inclusão de mais cidadãos brasileiros nas transações financeiras: “O Pix traz uma proposta importante, principalmente para os usuários de baixa renda e que geralmente não utilizam bancos por conta das taxas tradicionais, consideradas elevadas para suas realidades”. A nova forma de pagamento oferece menos impostos, graças às transações facilitadas.

Já o diretor de Wallets do Mercado Pago, Rodrigo Furiato, fez previsões positivas: “A inclusão no Pix é muito fácil. Então, esperamos que o crescimento da utilização desse recurso aumente em relação às outras formas de pagamento”.

No entanto, Filipe Damian Preve, executivo da área de Cash do Banco do Brasil, lembrou que o objetivo dos bancos e empresas do nicho financeiro não é eliminar outras formas pagamento, e sim complementar e sanar problemas e demandas que transações mais tradicionais apresentam. “Queremos fazer parcerias com empresas e usuários visando sempre à facilitação. Esse é o ponto-chave dessa nova evolução”.

Concordando com o apontamento, Luiz Fernando Feitosa, gerente nacional de Estratégia de Cartões da CEF, disse: “Outras formas de pagamento acharão seus nichos específicos, assim como pagamentos que hoje não são tão utilizados encontraram um público-alvo”.

“O Pix está iniciando uma longa jornada agora. É sempre aos poucos que isso acontece, mas acredito que esse novo passo vai alavancar as transações digitais. Com ele, o uso de tecnologias em pagamentos vai longe”, acrescentou Carlos Malafaia, diretor de Tecnologia do Banrisul/Vero.

Ainda assim, questionamentos sobre a substituição de pagamentos mais tradicionais pelo Pix foram apontados pelos convidados. O diretor de Produtos LATAM da Software Express reforçou, com o apoio de outros participantes, que essa nova forma de pagamento é tão fluida quanto as outras quando chegaram ao mercado. “É importante falar aqui que o objetivo da implementação do Pix no Brasil não é complicar a vida do usuário. Tentamos aproximar a experiência de cada um, para que este momento novo apresente resultados positivos. Queremos com essa inovação facilitar toda a relação dos clientes com o dinheiro”, concluiu. 

Quer saber mais? Preencha o formulário abaixo e assista o webinar “Pix no Varejo” na íntegra: